IKAT, tecelagem ancestral

IKAT, tecelagem ancestral

Ikat é uma técnica que une tingimento e tecelagem. Usa-se um tipo de tingimento resistente, onde os maços de fios são amarrados de forma super apertada e então tingidos em quantas cores forem necessárias pra se fazer o desenho em questão. Diferente do tye&dye e do Batik que é tingido depois que o tecido foi feito no tear.
 
Uma vez que os fios foram tingidos, o artesão os estica no tear na urdidura e a medida que vai colocando os fios da trama, o desenho vai aparecendo. Este processo é incrivelmente complicado e exige uma enorme experiência e conhecimento da técnica, pois o tecelão tem de tingir os fios em pontos corretos e colocá-los no tear de forma que o desenho faça sentido quando for tramado. Reiterando a dificuldade deste processo, para replicar a mesma padronagem por muitos metros de tecido o artesão tem de tingir os outros fios exatamente nos mesmos pontos, então colocar os fios no tear no mesmo lugar e tecer exatamente da mesma forma que antes!



Esta técnica é passada de pais para filhos em pequenos vilarejos através de muitas gerações. Mesmo sendo uma técnica muito complexa, acredita-se que se desenvolveu simultaneamente em diferentes partes do mundo. Foi trazido para Europa pelos holandeses do sul da Ásia ao mesmo tempo que os espanhóis trouxeram-no da América do Sul e os exploradores da Rota da Seda, pois é encontrado há milênios desde o México, Argentina, Bolívia e América Central até a Índia, Indonésia e Japão. Sendo os ikats duplos de inúmeras cores os mais prestigiados e caros.
 
 
Voltar para o blog